Imagem capa - Como calcular quanto cada convidado custará? Explicamos! por 2 Fotografia
Dicas e Sugestões

Como calcular quanto cada convidado custará? Explicamos!

“Planejar um casamento passa por muitas etapas, e a primeira delas pode ser a mais complexa: determinar os gastos. Respirem fundo e fiquem tranquilos, com conselhos profissionais os ajudaremos a calcular quanto cada convidado poderá custar.”


O pedido de casamento seguido por uma emocionada e sonora resposta positiva é apenas o primeiro passo de um processo que, acreditem, pode durar meses e meses! E mais, em algum ponto, poderá estressá-los. Além dos trâmites burocráticos relacionados à união civil, são muitos detalhes a serem pensados, desde o menu que irão servir ao tipo de decoração de casamento que desejam para o dia, sem contar com as decisões mais marcantes: o modelo do vestido de noiva e/ou traje para os noivos!

O melhor a fazer é organizar tudo o que estiver ao seu alcance para e evitar surpresas desagradáveis, e conseguir realizar um evento agradável para vocês, os seus convidados e, claro, para a sua conta bancária. Os daremos um pequeno passo a passo de tudo o que deve ter em mente para que a realidade do seu bolso possa ser transformada em um conto de fadas.



Número de convidados


É importante ter em mente desde o princípio qual é o máximo valor disponível para o casamento e saber, ainda que por cima, o número de pessoas que se pretendem convidar. Daí a importância de uma lista de convidados feita com bastante atenção. A partir desses números é possível pensar nos gastos e onde se pode economizar. Cada casal pode fixar um valor limite para investir em sua festa de matrimôno e, a partir desse valor, trabalhar os seus gastos. E é fundamental que vocês mantenham fixo o número de convidados uma vez que a lista seja fechada, e que não acrescentem o famoso "só mais um".

Sonho com os pés no chão

Para muitos casais essa festa será um sonho que se torna realidade, mas esse sonho também deve caber no bolso, e por isso é preciso pensar o quanto antes na organização das finanças quando essa celebração começa a ganhar forma. Depois de pensar no número de convidados é a hora de colocar no papel os gastos que podem ser economizados.

A estética DIY (Faça você mesmo), além de somar muito charme aos casamentos, também é uma opção para economizar, já que os custos com fornecedores diminui bastante e também pode deixar toda a festa com uma atmosfera mais personalizada. Mas tenham cuidado com o barato que pode sair caro: o DIY deve ser uma complementação no décor. Muitas vezes os noivos começam empolgados e logo se dão conta de que produzir lembrancinhas de casamento diferentes ou fazer os arranjos das mesas é muito trabalhoso, e o resultado final fica comprometido.


Planilha e objetividade


Depois de saber o número exato de convidados e o estilo de casamento que se quer celebrar, a conta é simples: a soma de todo o investimento deverá ser dividido pela quantidade de convidados na lista preparada inicialmente. Nesse momento ela terá o valor real que cada um custou ao evento e o casal poderá tomar a decisão de abaixar, manter ou aumentar tanto o orçamento quanto a lista de amigos e familiares a serem chamados. De acordo com os profissionais, o melhor a se fazer é utilizar a planilha de orçamento onde absolutamente tudo deve ser registrado e projetado.

Os noivos podem contar tanto com essa ferramenta prática disponibilizada por nós quanto com uma assessoria, que é também bastante recomendado. Nessa planilha o casal deve prever 3 (três) cenários de gastos: o ideal, o melhor e o pior cenário (para terem o plano B em todos os casos), estabelecendo o valor máximo de gastos e, acima de tudo, tentar trabalhar sem ultrapassá-lo jamais, deixando sempre uma margem de garantia. Por exemplo, tentem gastar apenas 90% do orçamento total, assim terão 10% como garantia se algo ocorre.




É sempre bom contar com um profissional de confiança para orientá-los com os cálculos, e eles também irão saber mais detalhes na hora de indicar outros profissionais, fornecedores do bolo de casamento, espaços e todo o leque de serviços necessários para que o seu dia seja impecável. Anotem as dicas e saibam que é possível ter um enlace dos sonhos e ainda manter o bolso saudável.



Por Casamentos.com.br